Conheça nossa história

Fundada em 24 de maio de 1997, no município de Jaguaretama – Estado do Ceará, a ARLS Bezerra de Menezes, Nº 117, celebra 25 anos de existência, porém, ressalta-se que o trabalho para a sua instalação começou bem antes, por meio do esforço e da persistência de seus fundadores:



 



Francisco Batista Fernandes



Roberto Lindolfo Bezerra da Cunha



Francisco Lealberto Borges



Jose Jurailson Bezerra Brito



Pedro Paulo Maia Chaves



Valter Pinheiro de Souza



Ariosvaldo Saldanha Saraiva.



Francisco Jairo Paiva Diógenes



Francisco Newton Freire



Jose Guedes Filho (In memoriam), Loja Luiz de Melo Filho nº 67, Solonópole - Ce.



 



  Atualmente, a Loja possui prédio próprio localizado na Avenida Adolfo Bezerra de Menezes, Nº 708, conta com 27 membros ativos e é dirigida pelo Venerável Francisco Emerson Peixoto de Souza, que afirma “é uma honra dirigir os trabalhos desta instituição neste momento em que celebramos 25 anos de sua existência. O mérito por tudo o que foi realizado, por todos os resultados alcançados é de cada membro e de suas famílias, pois, todos deram sua parcela de contribuição. Nossa alegria não é somente pela existência da Loja, mas sim, pelo fato da mesma colaborar significativamente com a sociedade jaguaretamense”.       



 



Os maçons definem a Maçonaria como uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista e é neste sentindo que permanentemente atua a Loja Bezerra de Menezes, através de seus membros e familiares, que realizam e que apoiam diversas ações beneficentes, como por exemplo, campanhas educativas, doação de sangue e de brinquedos. Sempre praticando o axioma bíblico: “quando deres algo, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”.



 



As campanhas de doação de sangue destacam-se pela elevada quantidade de bolsas arrecadadas. De acordo com o ex-venerável Leonardo Bezerra Borges “devido ao excelente resultado das campanhas o município de Jaguaretama foi agraciado, pelo Governo do Estado, com um consultório odontológico completo”, segundo ele, centenas de pessoas já foram beneficiadas, em seguida, apresentou os seguintes resultados:



 



ANO



BOLSAS ARRECADADAS



PARCERIA



2004



361



HEMOCE



2005



641



HEMOCE



2007



635



HEMOCE



2008



648



FUJISAN



2009



617



FUJISAN



2010



608



FUJISAN



2012



620



FUJISAN



2013



459



FUJISAN



2014



436



FUJISAN



2019



194



HEMOCE



 



Este sucesso deve-se principalmente pelo trabalho de conscientização, realizado antes da primeira campanha em 2004, na época o venerável Roberto Lindolfo Bezerra da Cunha, juntamente com os demais membros, executou habilmente diversas ações para sensibilizar a população: concederam entrevistas em rádios comunitárias, realizaram parcerias com a Prefeitura Municipal de Jaguaretama, Agentes Comunitárias de Saúde, associações e instituições religiosas.



 



Assim, seguindo a luz que se propaga da filantropia e da fraternidade é que a Loja Maçônica Bezerra de Menezes trilha seu caminho e comemora os 25 anos de sua fundação cumprindo sua tarefa perante a sociedade brasileira.